quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Entrevista a Ronnie Coleman

Entrevista concedida por RONNIE COLEMAN a Rodrigo Aleixo (Aleixo Assessoria), exclusiva para o Jornal da Musculação & Fitness - Dia: 21-02-2002 / Hora: 0h:30 min - Local: Columbus.Ohio
Era quase meia-noite quando o telefone tocou. Do outro lado da linha, um sotaque texano inconfundível me saudava: “Hello! Were you sleeping?” Era ele, o gigante Ronnie Coleman. Em virtude das suas muitas atribuições naquele fim de semana (Arnold Classic Weekend – Ohio, EUA, 21 a 23 de fevereiro de 2002), aquele era o único período que lhe restara para negociarmos a sua vinda ao Brasil.
Obviamente, havia enorme expectativa da minha parte, já que proporia a Ronnie algo inédito: uma aparição em que ele não só falasse e posasse para o público brasileiro, mas também treinasse, demonstrando os “segredos” da sua rotina de treinamentos. Resultado: sucesso absoluto! O nosso campeão se mostrou bastante receptivo à idéia, e estará conosco no Brasil (SP, RJ e BH), nos dias 24, 25 e26 de maio, para uma turnê que promete revolucionar o fisiculturismo brasileiro. Sempre muito atencioso, Ronnie concordou em nos ceder gentilmente uma entrevista, que a seguir reproduzimos na íntegra.
Aleixo: Em 1997, você foi o 9º no Mr.Olympia. Em 1998, você venceu. Nós sabemos que vários atletas perseguiram, durante anos, o primeiro lugar, sem nunca o atingir. O que você mudou, em sua rotina de 1997 para 1998, que levou ao crescimento tão espetacular?Coleman: Eu sempre tive uma rotina de treinamentos muito dura, que sempre procurei seguir. Além disso, Chad Nichols (nutricionista de vários campeões do fisiculturismo profissional) começou a cuidar da minha nutrição.
Aleixo: Então foi este o principal motivo da sua ascensão?Coleman: Sim. A orientação sobre minha nutrição foi o principal motivo da minha melhora.
Aleixo:: E a polícia? Você continua trabalhando como policial?Coleman: Sim, continuo na polícia, mas trabalho apenas quando quero.
Aleixo: Depois que você ganhou o seu primeiro Mr. Olympia, você passou a ter muitos convites para se apresentar mundo afora. Naturalmente, o seu tempo diminuiu. Como você faz para administrar estes compromissos com a sua dura rotina de treinamentos? Coleman: Eu não deixo os meus compromissos atrapalharem a minha rotina de treinamentos. Onde quer que eu vá, eu treino. Quando chego ao aeroporto, o meu contato local naquela cidade normalmente já reservou uma academia para eu treinar. Se não, saio eu em busca de uma academia, independente de que horas sejam.
Aleixo: Em relação a sua primeira vitória no Mr. Olympia, você já esperava por ela?Coleman: Não. Pensei que Flex Wheeler fosse vencer. Todo mundo achava que Flex Wheeler fosse ganhar.
Aleixo: Na sua opinião, a sua vitória no Mr. Olympia 2001 foi a mais difícil de todas?Coleman: Não. A minha vitória mais difícil foi a primeira (1998). Ninguém esperava que eu ganhasse, e eu ganhei. Em 2001, todos esperavam que eu vencesse. E eu também venci! (risos)
Aleixo: Fale para a gente sobre a disputa que houve entre você e Jay Cutler no Mr. Olympia 2001.Coleman: A disputa se divide em quatro rounds: simetria, muscularidade, poses e posedown. Jay Cutler venceu os dois primeiros rounds, eu venci os dois últimos. Mas eu consegui notas perfeitas nos rounds que venci, ao contrário de Cutler. Fiquei em primeiro lugar no 3º e no 4º rounds de acordo com todos os juízes,
Aleixo:: Os jovens que começam no fisiculturismo hoje tendem a se espelhar em seus ídolos. Na condição de ídolo maior do esporte, que dica você daria para os seus jovens fãs brasileiros?Coleman: Se este jovem tiver como bancar, contrate um personal trainer. Se não puder pagar um personal trainer, compre revistas. Informação é poder! Caso não tenha como comprar revistas, vá à academia e apenas assista. Assista aos caras mais velhos treinando.
Aleixo: No seu caso, o que você fez?Coleman: A terceira opção. Eu ia à academia e ficava observando os caras mais velhos treinarem. (risos)
Aleixo: Você considera que os jovens treinam em excesso?Coleman: Eles esperam muito. Fazem exercícios por dois minutos, e ficam esperando mais dois minutos. Dão muito tempo entre uma série e outra. Não fazem o número necessário de repetições.
Aleixo: Há quanto tempo você já treinava quando venceu o Mr. Olympia pela primeira vez?Coleman: Há 21 anos. Comecei na musculação com 12, 13 anos.
Aleixo: Qual foi a sua trajetória no esporte?Coleman: Antes do fisiculturismo, eu passei pelo futebol americano e pelo atletismo. Comecei a freqüentar academias bem novo, mas não era nada sério. Comecei a me dedicar exclusivamente ao fisiculturismo por volta dos 26 anos.
Aleixo: E o futuro do Mr. Olympia?Coleman: Quero quebrar o recorde do Lee Haney – que venceu o Mr. Olympia 8 por vezes!
Aleixo: Mas não será nada fácil... Coleman: O próprio Lee Haney me disse certa vez: “recordes são feitos para serem quebrados”. E eu quero quebrar este recorde.
Aleixo: Entre treino, repouso e alimentação, qual é a chave para o sucesso?Coleman: Treino... repouso... e alimentação! (risos). Considero os três igualmente importantes.
Aleixo: Com que freqüência você treina o mesmo grupamento muscular?Coleman: Duas vezes por semana.
Aleixo: E suas séries têm, em média, quantas repetições?Coleman: De dez a quinze.
Aleixo: Sua rotina, fora de competição ou em pré-temporada, altera-se muito?Coleman: Não. Não muda nada em meu treinamento. A única alteração é quanto à nutrição.
Aleixo: Não muda nada? Está escondendo o segredo do campeão?Coleman: (Gargalhadas!) Não se pode contar tudo, não é verdade?

Um comentário:

Unknown disse...

JAY CUTLER FOI O ATLETA MAIS INJUSTIÇADO DO FISICULTURISMO.
O MR.OLYMPIA 2001 FOI O MAIOR ROUBO DA HISTÓRIA.2004,2005,CUTLER TAMBÉM VENCEU.2002 GUNTHER VENCEU E DERAM O 5 PRO CARA.COLEMAN SÓ VENCEU 2 MR.OLYMPIA,2000E2003....